Segundo a jurisprudência do TCU.
Carga horária: 16 horas.
Professor: Carlos Renato Araujo Braga.
Questões relevantes a serem tratadas:
Compreenda os elementos de um sistema de gestão de riscos;
Compare elementos de políticas de gestão de riscos;
Vivencie a execução de um processo de gestão de riscos;
Identifique oportunidades de melhoria na gestão de riscos de sua organização;
Aprenda por meio de atividades práticas e jogos
é mais divertido e eficaz!
Apresentação:
Tema ainda não plenamente consolidado no setor privado, a governança corporativa vem entrando na pauta das organizações públicas ante a crescente demanda da sociedade pela ampliação da gama e melhoria da qualidade dos serviços que lhe são ofertados pela Administração Pública.
Em todos os modelos de governança existentes (inclusive no contido no Referencial Básico de Governança Aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública, publicado pelo TCU), as práticas de gestão de riscos são basilares para a governança.
Modelos nacionais e internacionais sobre o tema (por exemplo, família ISO 31000) preconizam que as organizações devem estabelecer políticas de gestão de riscos, contendo as diretrizes para os processos de gestão de riscos, e também um processo para realizar a gestão de risco, descrevendo como essa gestão deve ser realizada. Esses 2 elementos (definição de política e de processo de gestão de riscos) também estão nas orientação contidas no Acórdão 1.273/2015-Plenário do TCU.
Em maio de 2015, a gestão de riscos tornou-se obrigatória para o poder executivo federal, por maio da Instrução Normativa Conjunta MP/CGU 1/2016.
Esta capacitação tratará gestão de riscos na prática, de forma que os participantes possam comparar escolhas feitas entre algumas políticas de gestão de riscos publicadas e ainda possam realizar gestão de riscos em um processo típico, utilizando um processo de gestão de riscos proposto.
Objetivo:
Com base nos modelos de gestão de risco existentes (Coso, família ISO 31000,
), o participante compreenderá os elementos de um sistema de gestão de riscos até comparar elementos de políticas de gestão de riscos e executar um processo de gestão de riscos, identificando oportunidades de melhoria neste tema na sua organização.
Público alvo:
Todos os agentes que devem participar das ações para implantação de gestão de riscos nas organizações públicas, como a alta administração da organização e seus assessores, integrantes de comitês (estratégico, de riscos, de governança,
) e da auditoria interna, representantes das áreas de negócio, orçamentária, financeira, planejamento, recursos humanos e tecnologia da informação.
Resumo do conteúdo programático:
1. Conceitos centrais
Riscos e conceitos associados
Instrução Normativa Conjunta-MP/CGU 1/2016
2. Modelos de gestão de risco
Coso, família ISO 31000,
INC-MP/CGU 1/2016
3. Política de gestão de riscos
Elementos de uma política de gestão de riscos
Comparando escolhas feitas em políticas de gestão de riscos
4. Processo de gestão de riscos
Caracterizando um processo de gestão de riscos
Executando um processo de gestão de riscos
Professor:
Carlos Renato Araujo Braga
Graduado em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1988-1992), especialista em Contabilidade e Orçamento Público pela Universidade de Brasília (2006-2007) e em Educação de Adultos pela Intosai Development Initiative (2010-2011). Possui as certificações CISA® (Certified Information Systems Auditor), CIA® (Certified Internal Auditor), CGAP® (Certified Goverment Auditor Professional), CCSA® (Certified in Control Self Assessment), CRMA® (Certification in Risk Management Assurance) e CCI (Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC). Auditor Federal de Controle Externo do TCU desde 2003. Ocupa a função de diretor na Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas (Selog/TCU), tendo sido anteriormente diretor na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União (Sefti/TCU). É instrutor do Instituto Serzedello Correa do TCU desde 2006. Larga experiência em treinamentos na área de controle e auditoria, inclusive auditoria de TI. Conferencista nos principais Congressos Nacionais e Latino-Americanos na área de controle e auditoria de TI. Artigos publicados (revista do TCU e Zênite, entre outras).
Visite www.renatobraga.net.