Cerimonial Público e Organização de Eventos



REALIZAR MATRICULA
Abordagem simples e direta sobre a importância e a necessidade do uso de cerimonial na rotina governamental. Seu uso, aplicações e praticidade nos eventos em geral.
Carga horária: 20 horas.
Professora: Inês Drumond Marques
Realização: 15 a 17 de Janeiro de 2018.

 

Apresentação:

Este curso objetiva apresentar informações práticas sobre cerimonial, etiqueta e protocolo vigentes na sociedade no Brasil e no exterior, bem como oferecer instruções sobre Cerimonial Público, nos termos do Decreto 70.274 de 09/03/1972, que regulamenta a sua utilização, em solenidades oficiais brasileiras.

As regras de cerimonial não apareceram por acaso. Além de sua base legal, encontram seus fundamentos alicerçados em tradições, costumes, regras de cortesia, gentileza, hospitalidade e boa convivência. Estes princípios têm, historicamente, norteado o caráter das práticas de cerimonial.

Hoje, o cerimonial se expressa nos mais diversos segmentos da sociedade, como o religioso, o militar, o governamental, o cerimonial das empresas públicas e privadas e o de cunho social.

Nas relações entre Estados soberanos, os serviços diplomáticos obedecem tradicionalmente a regras estritas, válidas não só para os níveis hierárquicos do próprio país, mas, sobretudo, para as visitas e recepções de chefes de Estado e de Governo e de autoridades civis e militares estrangeiras. O Cerimonial de Estado regionalizou-se e internacionalizou-se, assumindo uma importância sem precedentes.

No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores, a exemplo de seus congêneres no resto do mundo, dispõe sobre a matéria, mantendo uma unidade especializada no assunto, atuando em estreita equivalência com a Presidência da República. De modo similar, os demais ministérios e órgãos governamentais, empresas estatais e instituições públicas têm aperfeiçoado suas práticas no campo do cerimonial.



Objetivos:

O curso buscará fornecer aos participantes, em linguagem simples e didática, domínio e segurança para executar atividades de cerimonial, utilizando os conhecimentos e técnicas adequadas às suas necessidades.

Desenvolver planos e estratégias para a formulação dos eventos;
Atuar como introdutor de visitas;
Criar sistemas de cumprimentos;
Planejar, organizar e coordenar reuniões, seminários, assinatura de atos, posses e demais solenidades;
Elaborar roteiros, programas de visitas;
Expedir convites, ofícios;
Providenciar bandeiras, hinos, presentes institucionais;
Determinar acessos, dispositivos, lugares de autoridades;
Contratar demais serviços: bufê, recepcionistas, tradutores;
Delegar responsabilidades à equipe envolvida;
Supervisionar e acompanhar os eventos;
Identificar os trajes e suas adequações em ambientes de trabalho;
Exercitar o controle emocional, a cordialidade e a solidariedade;
Valorizar seu trabalho e seus colegas.



Metodologia:

A metodologia usada no curso será a exposição teórica, fundamentada por autores consagrados, com a discussão de pesquisas e estudos sobre o assunto. Estudos de caso com base em experiência de trabalho e relatos com base na vivência profissional dos participantes. Exibição de vídeos e slides para melhor fixação do conteúdo. Uma apostila sobre o tema acompanha o curso.



Principais métodos:

Aulas expositivas
Exibição de vídeos
Estudos de caso



Resumo do conteúdo programático:

Módulo I
CERIMONIAL E PROTOCOLO (base teórica)

O Cerimonial no Processo CivilizatórioSua importância, evolução e uso.
Legislação – principais tópicos:
Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972 (estabelece as Normas do Cerimonial Público e a Ordem Geral de Precedência);
Lei nº 5.700, 1º de setembro de 1971 (regula o uso dos Símbolos Nacionais).
Cerimonial nos poderes Legislativo e Judiciário

Módulo II
PRECEDÊNCIA

A precedência, sua utilidade e seus aplicativos
O significado dos símbolos
O cerimonial do futuro

Módulo III
APLICAÇÃO, IMPORTÂNCIA E USO

Símbolos Nacionais e dispositivos
Formas de tratamento e convites
Mesas de trabalho e mesas sociais

Módulo IV
TÉCNICAS COMPORTAMENTAIS

Boas maneiras e postura, ética, etiqueta
Serviços de recepção: o anfitrião, as apresentações, o presente
Os Trajes
Mestre de Cerimônias

Módulo V
EVENTOS

Planejamento e Organização de Eventos
Desenvolvimento de planos e estratégias
Elaboração de roteiros da solenidade, do locutor
Nominata
Check List
Tipos de eventos mais utilizados: reuniões, inaugurações, posses, assinaturas de atos, seminários, visitas protocolares, almoços e jantares.



Professora:

Inês Drumond Marques

Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Brasília – UnB. Especialização em Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB e Pós-Graduação em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes – UCAM - RJ.
Tem sólida experiência na área de Organização de Eventos, Cerimonial Público, Protocolo e Etiqueta. Atua em consultorias e coordenação de cerimonial. Ministra cursos na área há mais de doze anos para diversos órgãos da administração pública e empresas privadas.
É professora recomendada pelo Centro de Capacitação e Desenvolvimento da Presidência da República e pela ESAF – Escola de Administração Fazendária/MF.
Atuou como responsável pelo Setor de Relações Públicas e Cerimonial da EBC – Empresa Brasil de Comunicação (antiga Radiobrás). Foi assessora da Coordenadoria de Cerimonial da Câmara Legislativa do DF, e também atuou como chefe, substituta, de Cerimonial e Assuntos Internacionais do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Foi professora de Pós-Graduação do IESB – Instituto de Educação Superior de Brasília – do curso Promoção e Gestão em Eventos.
Atualmente é consultora de Cerimonial, trabalha para organismos internacionais e atua como instrutora de cursos.


Investimento necessário:


Confirme sua inscrição com até 20 (vinte) dias de antecedência da realização do evento e pague o valor promocional de R$ 1.790,00. Após este prazo o valor será de R$ 1.990,00.

PARA CADA 5 (CINCO) INSCRIÇÕES EM UM MESMO TREINAMENTO, VINCULADAS À MESMA FONTE PAGADORA, SERÁ DISPONIBILIZADA A 6ª INSCRIÇÃO COMO CORTESIA.

Incluso: Coffee breaks, almoço, material de apoio, apostila e certificado de participação.

Data, horário e local dos cursos:

O curso será ministrado em Brasília.

Data de Realização: 15 a 17 de Janeiro de 2018.

Horários: das 8h30 às 12:30h e das 14h às 18h (No último dia das 8h30 às 12:30h).

Local: O local específico de realização do evento será confirmado até 10 dias antes do mesmo, assim como a confirmação do evento.


Cancelamento, Substituição e Prorrogação do Curso:

Para cancelamento de inscrição(ões), substituição(ões) de participante(s) ou aproveitar o(s) crédito(s) noutros eventos da Aprimora Treinamentos, a solicitação deverá ser feita em até três dias úteis antes do evento. A realização do mesmo está sujeita a quórum de participantes, podendo à empresa optar pela prorrogação e/ou cancelamento do evento.


Forma de Pagamento:

O valor do curso poderá ser pago por meio de:

Depósito bancário;
Nota de Empenho;
Cheque;
Dinheiro.


Dados bancários:

Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 3478-9
Nº Conta Corrente: 122.731-9



Conhecimento e Resultado


+5561981772138