Curso Governança digital e a transformação dos serviços públicos



REALIZAR MATRICULA
Carga horária: 16 horas.

Data de Realização: 06 e 07 de Junho de 2018.


A capacitação busca agregar conhecimentos e compartilhar as melhores práticas em governança digital e transformação de serviços visando a preparar o participante para o principal objetivo da Estratégia de Governança Digital (EGD), instituída pelo Decreto nº 8.638 em janeiro de 2016: desburocratizar, modernizar, fortalecer e simplificar a relação do Estado com a sociedade, utilizando tecnologias digitais.
A transformação digital do governo proporciona melhor prestação de serviços ao cidadão e pode representar uma economia de até 97% do custo do atendimento presencial.
A EGD possui três eixos de atuação: acesso a informação, prestação de serviços e participação social.  Neste curso iremos priorizar o eixo prestação de serviços e estruturar o plano de mudança de um serviço, seguindo as orientações do “Guia Referencial de Transformação de Serviços Públicos” da Plataforma de Cidadania Digital do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Apresentação:

A busca por competitividade em negócios digitais, a digitalização de serviços públicos e as políticas para criar empregos qualificados na nova economia e formar uma população com educação melhor e mais avançada estão entre as prioridades das iniciativas de digitalização pelo mundo.

A aplicação da tecnologia nas políticas públicas é fator determinante para o desenvolvimento

econômico e social do Brasil. O Governo Federal inicia a implementação de um novo paradigma na gestão pública com a Estratégia de Governança Digital (EGD), explorando, potencializando e orquestrando sinergias que promovam maior eficácia, eficiência, efetividade e economicidade do Estado Brasileiro.

O conceito de governo eletrônico, que se refere à ideia de informatizar os serviços prestados pelo governo para a sociedade, é expandido para o de governança digital, segundo o qual o cidadão deixa de ser passivo e se torna partícipe da construção de políticas públicas que já nascem em plataformas digitais, abrangendo não só a internet, mas também outros canais como a TV Digital.

A estruturação da governança amplia as possibilidades de participação social e de construção colaborativa de políticas e iniciativas inovadoras de governo digital, para que possam ser oferecidos melhores serviços que respondam às exigências de transparência e prestação de contas para a sociedade.

Nos próximos cinco anos a estratégia brasileira voltada ao estímulo ao Governo Digital e à expansão da cidadania pelos meios digitais deve buscar, entre outros, os seguintes objetivos:

* Serviços Públicos Digitais

• Todos os serviços acessíveis por meio de canal centralizado.

• Todos os serviços públicos federais disponibilizando, pelo menos, solicitação de serviço ou agendamento online.

• Painel de monitoramento dos serviços públicos totalmente operacional

• Sistema de autenticação única (BrasilCidadão) disponível para pessoa física e jurídica, agregando os principais níveis de segurança em uma ferramenta e em uso pela maioria dos serviços digitais.

• Integração entre serviços das diversas esferas de governo (federal, estadual e municipal) com vistas à resolução unificada de problemas dos cidadãos.

* Dar continuidade à Plataforma de Cidadania Digital ao Portal de Serviços do Governo Federal, para impulsionar a transformação digital dos serviços públicos e permitir que todos os serviços sejam acessíveis por um canal centralizado.

Fonte: Estratégia de Governança Digital

 

Objetivos:

* Reconhecer tendências e tecnologias emergentes para cenário digital e seus possíveis impactos sobre a transformação de serviços e o futuro do trabalho nos próximos cinco anos.

8 Utilizar o paradigma dos Ecossistemas Digitais como estímulo à cooperação e colaboração em ambientes interativos abertos, flexíveis e orientados à demanda e à busca de auto-organização dos agentes.

* Aplicar ferramentas de modelagem de negócio para descrever cenários digitais possíveis para a transformação de um serviço real.

* Situar o participante no contexto histórico do Governo Digital na Administração Pública Federal e nas tendências predominantes para o futuro do poder público.

* Debater fatores de mudança e facilitadores estratégicos que irão promover a transformação dos serviços públicos com foco no cidadão e em resultados e impactos.

* Instrumentar o participante com informações estratégicas e ferramentas para que possa iniciar a execução, na prática, dessa transformação.

Público alvo:

Dirigido a servidores públicos que ocupem cargos gerenciais responsáveis pela entrega ou desenvolvimento de serviços públicos, desafiados a alcançar resultados cada vez mais elevados, por meio de pessoas e equipes alinhadas e engajadas com as estratégias da organização.


Metodologia:

* Exposição dialogada, estudo de caso, dinâmica de grupo e atividades on-line.

IMPORTANTE: Ao término da ação educacional, ao longo de 15 dias corridos, o participante poderá acessar um ambiente virtual colaborativo para acompanhamento e refinamento do estudo de caso junto ao instrutor e demais alunos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Todo negócio será digital...

* A 4a Revolução Industrial

* Tecnologias Exponenciais

* Tendências para o cenário digital nos próximos 5 anos

* Ecossistemas Digitais

* Transformação digital e o futuro do trabalho

E a Administração Pública também!

* Histórico do Governo Digital na Administração Pública Federal

* Presente e o futuro do poder público

* Como projetar e criar a sociedade do futuro

* Fatores da mudança e facilitadores estratégicos

* Como mover a organização

* Estratégia de Governança Digital

* Estratégia Brasileira para a Transformação Digital

* Desburocratização - Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017

* Transformação dos serviços públicos

Mão na Massa: Estudo de Caso

* Estruturação de um plano de mudança de um serviço, seguindo as orientações do “Guia Referencial de Transformação de Serviços Públicos” da Plataforma de Cidadania Digital do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

 

Lorenzo Goulart Rodrigues

Engenheiro de sistemas e computação, formado pela UERJ e mestre na área de Sistemas Colaborativos e de Apoio a Negócios, do Programa de Pós Graduação em Informática da UNIRIO, construiu sua experiência profissional ao longo dos últimos dezoito anos em desenvolvimento, gerência e coordenação de projetos de TI; consultoria em e-business; treinamento de equipes multidisciplinares e; análise de business technology para empresas de abrangência nacional como Vivo, Xerox do Brasil, Warner Music, Amsterdam Sauer, United International Pictures, Globo.com, Senac-RJ, Vale do Rio Doce, Bradesco Seguros, entre outras. Nos últimos dez anos tem se dedicado ao estudo da transformação digital e o futuro do trabalho, das organizações em rede e dos ecossistemas digitais para co-criação de valor.

Coordenador e docente do Programa “Liderança em Transformação de Serviços” da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), professor de pós-graduação da Escola Superior de Administração e Negócios (ESAD MBA) nas áreas de inovação, empreendedorismo e gestão de pessoas, possui experiência em educação corporativa como gestor da área em órgão público, no planejamento e gerência de portfólio de ações educativas, concepção e desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, organização de eventos educacionais, coordenação e docência de cursos presenciais e on line.

Diferenciais para a Polidocência

• Problematização e estudo de casos: atividades de ensino baseadas em problemas reais enfrentados na área de educação corporativa e/ou estudo de casos de projetos de gestão de conhecimento e de aprendizagem dos quais o instrutor participou tanto na esfera pública como na iniciativa privada.

• Empoderamento e maior autonomia para as áreas de negócios: apresentação de abordagens bem-sucedidas para apropriação de recursos e ferramentas digitais gratuitos, de baixo custo ou já disponíveis na organização, essenciais ao contexto do curso.


Data, horário e local da palestra:

Será em Brasília nas seguintes datas:

Realização: 06 e 07 de Junho de 2018.

Horários: das 08:30 às 12:30 e das 13:13 às 17:30 hrs.

Local: SRTVS Quadra 701 Bl. 2 sobreloja salas 09 e 10 Ed. Assis Chateaubriand.

 

Investimento necessário:

Confirme sua inscrição com até 20 (dias) dias de antecedência da realização do evento e pague o valor promocional de R$ 1.890,00. Após este prazo o valor será de R$ 1.990,00.

PARA CADA 5 (CINCO) INSCRIÇÕES EM UM MESMO TREINAMENTO, VINCULADAS À MESMA FONTE PAGADORA, SERÁ DISPONIBILIZADA A 6ª INSCRIÇÃO COMO CORTESIA.

Incluso: Coffee breaks, almoço, material de apoio, apostila e certificado de participação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Conhecimento e Resultado


+5561981772138