Educação corporativa para o mundo digital



Carga horária: 16 horas.


Data de Realização: 14 e 15 de Maio de 2018.


Modelando a plataforma digital de engajamento para as seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio (6Ds).
A ação educacional enfatiza a análise e aplicação de referenciais de cocriação, de ecossistemas digitais e de inovação para a modelagem de uma plataforma digital de engajamento que suporte o exercício das seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio (6Ds).

 

APRESENTAÇÃO

Os valores, competências, ferramentas, processos e modos hierárquicos de organização do trabalho e da inovação não dão conta do nível de agilidade, criatividade e conectividade que se impõem às organizações para permanecerem competitivas no ambiente atual.

Novos modelos de gestão nas organizações exigem novas habilidades dos profissionais que precisam se tornar aptos a trabalhar em rede, a se apropriar das novas tecnologias e a buscar maior flexibilidade para atuar com mais autonomia e atitude empreendedora em processos interativos com as partes interessadas internas e externas da organização.

O que diferencia uma empresa da outra, atualmente, não é o seu patrimônio em máquinas ou prédios nem os seus ativos materiais, mas, sim, a inovação. E como a inovação só pode vir de pessoas, tudo o que realmente importa e tem valor em uma empresa são as pessoas.

Quando você oferece aos seus colaboradores um meio facilitador do aprendizado e da melhoria constante, eles passam a ter condições para se tornarem mais inovadores: um ecossistema digital de aprendizagem e gestão do conhecimento que estimule o desenvolvimento de iniciativas que ajudem a impulsionar a organização a um nível mais alto de desempenho e que entreguem resultados de valor inegável.

Para tanto a ação educacional enfatiza a análise e aplicação de referenciais de cocriação, de ecossistemas digitais e de inovação para a modelagem de uma plataforma digital de engajamento que suporte o exercício das seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio (6Ds).

OBJETIVOS

* Habilitar o participante individualmente e como membro do time a utilizar os referenciais e técnicas abordados para descobrir e solucionar desafios de iniciativas educacionais e para desenvolver propostas de valor orientadas a resultados e suportadas por tecnologias digitais interativas.

* Modelar uma plataforma digital de engajamento capaz de suportar a aplicação das 6Ds em iniciativas de educação corporativa.

* Propor iniciativas de educação corporativa que apliquem as 6Ds suportadas pela Plataforma Digital de Engajamento.

 

PÚBLICO ALVO

Dirigido às áreas responsáveis pela educação corporativa e/ou gestão organizacional, desafiadas a alcançar resultados cada vez mais elevados, por meio de pessoas e equipes alinhadas e engajadas com as estratégias da organização.


METOLOGIA

Exposição dialogada, estudo de caso, dinâmica de grupo e atividades on-line.

IMPORTANTE: Ao término da ação educacional, ao longo de 15 dias corridos, o participante poderá acessar um ambiente virtual colaborativo para acompanhamento e refinamento do estudo de caso junto ao instrutor e demais alunos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

As 6 Disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio

* D1. Determinar os resultados para o negócio

* D2. Desenhar uma experiência completa

* D3. Direcionar a aplicação

* D4. Definir a transferência do aprendizado

* D5. Dar apoio à performance

* D6. Documentar os resultados

Cocriação

*  Ideias e conceitos

* Plataformas de engajamento

* Cocriação participativa

* Cocriação interativa

Princípios dos Ecossistemas Digitais

* Elementos da Fundamentação

* Motivações e características que validam a aplicabilidade do Paradigma ao contexto da aprendizagem e da gestão do conhecimento

* Conceitos de modelagem de Ecossistemas Digitais

Referencial básico de programas de inovação

* Transformação Digital e o futuro do trabalho

* Pilares para a gestão da inovação

* Ferramentas para inovação

* Inovação no setor público

Modelando a Plataforma Digital de Engajamento (PDE)

* Educação corporativa: atividades, problemas e expectativas

* Formulação da Proposta de Valor

* Singularidades da PDE x Modelo tradicional de Ensino

* Orientação à ação x Orientação à informação

* Metodologias Ativas de aprendizagem

* Aprendizagem interativa

* Aprendizagem baseada em projetos

* Aprendizagem baseada em times

* Aprendizagem Adaptativa

8 Ecossistema Digital de Aprendizagem e Gestão do Conhecimento

* Apropriação de tecnologias digitais interativas

* Auto-organização e gestão do ambiente

* Bases de conhecimento colaborativas

* Campos de cocriação: engajamento e “aprender fazendo”

* Desenvolvimento integrado e competências

* Interação x conteúdo

* Produtos, resultados e repasses

Mão na Massa - Estudo de caso

* Proposta de uma iniciativa de educação corporativa que modele a aplicação das 6Ds à Plataforma Digital de Engajamento.


Lorenzo Goulart Rodrigues

Engenheiro de sistemas e computação, formado pela UERJ e mestre na área de Sistemas Colaborativos e de Apoio a Negócios, do Programa de Pós Graduação em Informática da UNIRIO, construiu sua experiência profissional ao longo dos últimos dezoito anos em desenvolvimento, gerência e coordenação de projetos de TI; consultoria em e-business; treinamento de equipes multidisciplinares e; análise de business technology para empresas de abrangência nacional como Vivo, Xerox do Brasil, Warner Music, Amsterdam Sauer, United International Pictures, Globo.com, Senac-RJ, Vale do Rio Doce, Bradesco Seguros, entre outras. Nos últimos dez anos tem se dedicado ao estudo da transformação digital e o futuro do trabalho, das organizações em rede e dos ecossistemas digitais para co-criação de valor.

Coordenador e docente do Programa “Liderança em Transformação de Serviços” da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), professor de pós-graduação da Escola Superior de Administração e Negócios (ESAD MBA) nas áreas de inovação, empreendedorismo e gestão de pessoas, possui experiência em educação corporativa como gestor da área em órgão público, no planejamento e gerência de portfólio de ações educativas, concepção e desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, organização de eventos educacionais, coordenação e docência de cursos presenciais e on line.


Diferenciais para a Polidocência

* Problematização e estudo de casos: atividades de ensino baseadas em problemas reais enfrentados na área de educação corporativa e/ou estudo de casos de projetos de gestão de conhecimento e de aprendizagem dos quais o instrutor participou tanto na esfera pública como na iniciativa privada.

* Empoderamento e maior autonomia para as áreas de negócios: apresentação de abordagens bem-sucedidas para apropriação de recursos e ferramentas digitais gratuitos, de baixo custo ou já disponíveis na organização, essenciais ao contexto do curso.


Data, horário e local da palestra:

Será em Brasília nas seguintes datas:

Realização: 14 e 15 de Maio de 2018.

Horários: das 08:30 às 12:30 e das 13:13 às 17:30 hrs.

Local: SRTVS Quadra 701 Bl. 2 sobreloja salas 09 e 10 Ed. Assis Chateaubriand.

 



Conhecimento e Resultado


+5561981772138