Completo de SIAFI Operacional - Utilizando SIAFI Web e Apresentando a Contabilidade Aplicada ao Setor Público



Carga horária: 20 horas

Data de Realização: 28 a 01 de Junho de 2018. Brasília/DF.

 

OBJETIVO:

O curso tem como objetivo o estudo do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), para a atualização das rotinas de execução orçamentária e financeira, o conhecimento teórico sobre os assuntos abordados e o desenvolvimento da prática no Siafi dos mecanismos de execução orçamentária e financeira. Ao final do curso, o aluno estará apto a:

- conhecer o ciclo orçamentário e financeiro.

- entender as principais definições e classificações da receita e despesa públicas.

- identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização.

- diferenciar crédito de recurso, bem como entender os principais conceitos utilizados na execução orçamentária e financeira (fonte, gestão, unidade orçamentária, vinculação, entre outros)

- entender o funcionamento do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber - CPR

- entender o plano de contas, tabela de evento, e os aspectos da contabilidade pública aplicada ao setor público.

- executar o lançamento de documentos no CPR e os procedimentos de execução da despesa no Siafi (empenho, liquidação e pagamento)

- executar solicitações de recursos.

 

METODOLOGIA:

Serão realizadas aulas teóricas e práticas sobre os assuntos acima relacionados. Assim, os participantes terão o conhecimento da legislação, das rotinas utilizadas e dos conceitos, e em seguida irão praticar o conhecimento repassado, diretamente no Siafi Educacional. As aulas são expositivas e participativas, com exemplos de casos práticos, esclarecimento de dúvidas e apresentação de slides, além de acesso ao Siafi.

 

REQUISITOS:

É necessário que os alunos possuam senha e acesso à Rede Serpro e ao Siafi Educacional.

 

PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender os envolvidos nas ações de acompanhamento, execução e controle dos processos de execução orçamentária e financeira das diversas esferas de governo, além de profissionais de administração, economia e gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I – Conceitos Básicos de SIAFI e a Contabilidade Pública aplicada ao Setor Público

1. Apresentação e Conceitos Básicos do Sistema: Histórico, Objetivos, Características, Modalidades de Uso, Formas de Acesso, Segurança, Conceitos Fundamentais para Navegação e Principais Documentos Contábeis de Entrada de Dados, Modalidades de Consulta, Diagrama do Sistema (Árvore do Siafi), Menu Principal, Acesso, 3. Nomenclaturas utilizadas no SIAFI: Órgão, Unidade Orçamentária (UO), Unidade Gestora (UG), Gestão, Crédito, Recurso, Fonte de Recursos. 4. Verbos 5. Transações de Informações do Sistema: Lista de Usuários da Unidade Gestora (LISTAUSUG), Calendário do Sistema (CALENDARIO), Incluindo e Consultando Mensagens (INCMSG, CONMSG, CONRECMENS) 6. Tabelas Administrativas: Tabela de Órgão (CONORGAO), Tabela de Unidade Gestora (CONUG). 7. Noções Básicas de Contabilidade Pública aplicada ao Setor Público; Campo de Atuação. 8. Regime Contábil 9. Estrutura básica do Plano de Contas aplicado ao Setor Público (PCASP); 10. Relação de Contas (CONCONTA); 11. Tabela de Eventos (CONEVENTO); Indicadores Contábeis (CONINDCONT); 12. O conceito de “Natureza de informação”.

Módulo II – SIAFI – Orçamento, Descentralização de Créditos e Empenho
1. Aspectos práticos relacionados à descentralização de créditos orçamentários e empenho da despesa no SIAFI. Distinção entre crédito e recurso. 2. Extração de informações da Lei Orçamentária Anual vigente. Conceitos. Unidade orçamentária. Unidade gestora responsável pelo orçamento. Programa de Trabalho. Programa de Trabalho Resumido. Fonte de Recursos. Natureza da Despesa. Eventos contábeis de dotação inicial e provisão concedida. Contas contábeis envolvidas no processo. Plano Interno. Indicador de resultado primário. Tipos de crédito orçamentário. 3. Inclusão das dotações orçamentárias iniciais no SIAFI. Detalhamento do Orçamento. 4. Descentralização do crédito orçamentário. Destaque e provisão. 5. Execução 6.Tabelas Orçamentária: Natureza de Despesa Orçamentária (CONNATSOF), Programa de Trabalho (CONPT), Programa de Trabalho Resumido (CONPTRES), Fonte de Recursos (CONFONTE), Outros Indicadores Orçamentários (CONINDORC), 7. Executando o Orçamento: Detalhando o Crédito Autorizado (DETAORC), Descentralizando o Crédito Disponível (NC), Empenhando a Despesa (NE e ATULI); 8. Consultando Documentos da Execução Orçamentária, Consultando Nota de Dotação – ND (CONND), Consultando Nota de Descentralização de Créditos (CONNC), Consultando Nota de Empenho – NE (CONNE).
Módulo III – Programação Financeira e Descentralização de Recursos no Novo Siafi
1 – Aspectos gerais da Programação Financeira: O Sistema de Programação Financeira do Governo Federal, O Processo de Programação Financeira no Governo Federal, Regras para Liberação de Recursos, Programação das Receitas e Despesas do Tesouro Nacional, Observações Importantes sobre a Programação Financeira 2. Análise dos principais aspectos do Decreto de Programação Financeira e seus efeitos para os gestores públicos, Regras de controle do contingenciamento no Siafi. 3.O processo de programação financeira no Siafi: Regras de controle no Siafi, Acompanhamento do pagamento efetivo dos órgãos, Política de restos a pagar e recurso diferido. 4. Prática no Siafi: Tabelas de Apoio da Programação Financeira: Consultando a Vinculação de Pagamento (CONVINCPAG), Consultando os Indicadores Orçamentários (CONINDORC). 5. Espécies de Programação e Movimentação Financeira no Novo Siafi: Solicitar Recursos Financeiros, Aprovar Recursos Financeiros, Liberar Recursos Financeiros, Cancelamentos, Transferências, Devoluções, Remanejamentos e Programação Direta.
Módulo IV – Novo Subsistema Contas a Pagar e a Receber – Novo CPR
1.  Apresentação de slides do Novo SIAFI - CPR. 2.  Acesso ao Novo SIAFI – CPR via WEB (Menu Geral, Meu Menu, HOD). 3.  Operacionalização do Novo SIAFI: CONSIT, CONTIPSIT, CONDH, CONTIPDH, GERCOMP e DEMCOMP. 4.   Exercícios práticos: Inclusão dos dados de empenho no SIAFI Educacional (transações - ATULI e NE); Inclusão de documentos hábeis - transação INCDH (apropriação, reclassificação e devolução de despesas); Consulta de documentos hábeis - transação CONDH; e Consulta e Realização dos Compromissos - transação GERCOMP.
Módulo V – Modalidades de Pagamento – Ordens Bancárias no Novo Siafi
1. Documentos de pagamento. 2. Apresentação das principais características de Ordens Bancárias e sua utilização no SIAFI. Relacionamento das movimentações com o Sistema Financeiro. Prazos de pagamento; Tipos de Relatório; Horários de emissão. 3. Formas de preenchimento no CPR. 4. Estudo de casos práticos, com enfoque na rotina da OB Fatura. 4. Ordem Bancária (OB): Emissão, Principais Características. Cancelamentos, Consultas.

 

CURRÍCULO:

Palestrante nos cursos teóricos e práticos de “SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal” e “Administração Orçamentária e Financeira”, ministrados na ABOP – Associação Brasileira de Orçamento Público, ESAF – Escola de Administração Fazendária e ENAP, desde 2004. Palestrante noscursos teóricos e práticos de “Suprimento de Fundos”, ministrados na ESAF desde 2004.

 

INVESTIMENTO NECESSÁRIO

Confirme sua inscrição com até 20 (dias) dias de antecedência da realização do evento e pague o valor promocional de R$ 2.490,00. Após este prazo o valor será de R$ 2.690,00.

 

PARA CADA 5 (CINCO) INSCRIÇÕES EM UM MESMO TREINAMENTO, VINCULADAS À MESMA FONTE PAGADORA, SERÁ DISPONIBILIZADA A 6ª INSCRIÇÃO COMO CORTESIA.

 

Incluso:

Coffee breaks, almoço, material de apoio, apostila e certificado de participação.

 

Forma de Pagamento:

O valor do curso poderá ser pago por meio de:

Depósito bancário

Nota de Empenho

Cheque

Dinheiro

 

Dados bancários:

Banco do Brasil

Nº banco: 001

Nº Agência: 4594-2

Nº Conta Corrente: 122.731-9

 

DATA, HORÁRIO E LOCAL

O curso será ministrado em Brasília/DF nas seguintes datas:

Realização: 28 a 01 de Junho de 2018.

Horários: das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30.

 

Local: O local de realização do evento será confirmado até 10 dias antes do mesmo, assim como a confirmação do evento.

 

CANCELAMENTO, SUBSTITUIÇÃO E PRORROGAÇÃO

Para cancelamento de inscrição(ões), substituição(ões) de participante(s) ou aproveitar o(s) crédito(s) noutros eventos da Aprimora Treinamentos, a solicitação deverá ser feita em até três dias úteis antes do evento. A realização do mesmo está sujeita a quórum de participantes, podendo à empresa optar pela prorrogação.



Conhecimento e Resultado


+5561981772138