Elaboração e Controle de Cronogramas Realistas de Obras (Incluindo as Atividades Logísticas e Administrativas)



REALIZAR MATRICULA

Carga horária: 16 horas.

Data de Realização: 26 e 27 de Novembro de 2018.

Professor: Marcelo da Costa Vieira

 

Público Alvo:

Profissionais de empresas privadas e/ou gestores públicos dos mais diversos campos de atividade que almejam maximizar os resultados de obras com execução, fiscalização ou supervisão sob sua responsabilidade, cumprindo prazos, elaborando e controlando cronogramas realistas.



Apresentação:

O Gerenciamento de Projetos pode ser uma profissão, um trabalho ou uma atividade, dependendo do perfil da organização. Logo, o Gerente de Projetos é aquele envolvido na liderança do gerenciamento das atividades do projeto, por meio de sua iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.

As obras de engenharia são exemplos clássicos de projetos, afinal envolvem a necessidade de recursos escassos, possuem múltiplas restrições, têm início e fim definidos e produzem produtos únicos.

Cabe ao Gerente de Projetos, neste caso denominado Gerente de Obras, a função de direcionar o esforço global, interesses e diferenças pessoais que podem contribuir ao o fracasso da obra.

Muito se investe atualmente em treinamento, processos, ferramentas e estruturas para aumentar a maturidade de um ambiente de gerenciamento. Mas ainda é possível observar uma série de problemas ligados a essa prática. Muitos deles estão relacionados a uma das variáveis mais imponderáveis e implacáveis de todas: O TEMPO.

Mesmo hoje em dia, com recursos de informática e tecnologia quase ilimitados, uma verdade continua incontestável: PROJETOS ATRASAM. Na era da velocidade e da mudança, o planejamento e o controle muitas vezes acabam cedendo ao improviso.

Como responder a esses desafios? Uma das respostas é a aplicação intensiva dos conhecimentos em gerenciamento do tempo em obras, através da definição e do sequenciamento das atividades, da estimativa de recursos, e da duração das atividades, da elaboração e do controle do cronograma do projeto.

 

Objetivo:

O presente curso tem por objetivo apresentar as boas práticas de Gerenciamento do Tempo na elaboração de cronogramas realistas, que considerem o histórico e os recursos disponíveis na empresa e o incorpore ao cronograma as atividades administrativas e logísticas necessárias à execução das atividades e a conclusão dos objetivos traçados.

O curso será desenvolvido a partir de uma prática dirigida englobando todas as fases da elaboração do cronograma de uma obra-modelo, permitindo ao aluno aliar teoria e prática.

 

Resumo do conteúdo programático:

1. Histórico e conceituação do GERENCIAMENTO DE PROJETOS.

2. Importância e benefícios do gerenciamento do projeto (iniciativa privada x serviço público).

3. Metodologia de gerenciamento do projeto, segundo o PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI.

4. O papel do GERENTE DE PROJETOS: perfil, atribuições, liderança e técnica.

5. Por que os cronogramas atrasam?

6. Os PROCESSOS envolvidos no gerenciamento do tempo em obras:

• Definição e agrupamento das atividades em metas gerenciáveis (a importância da dimensão espacial do cronograma);

• Sequenciamento das atividades (diagrama de redes);

• Estimativa de recursos;

• Estimativa de duração probabilística das atividades (método PERT);

• Elaboração e do cronograma do projeto (caminho crítico e linha de balanço);

• Controle do cronograma (linha-base de tempo).

7. O GERENCIAMENTO DE RISCOS e sua influência na elaboração do cronograma.

8. Técnicas de COMPRESSÃO de cronograma.

9. Emprego da ANÁLISE DE VALOR AGREGADO no controle do desempenho do projeto.

10. Técnica da CORRENTE CRÍTICA na elaboração de cronogramas.

11. As atividades logísticas e seus impactos no cronograma.

12. Exercício de Gerenciamento do tempo:

a. EAP (metas gerenciáveis);

b. Rede PERT/CPM;

c. Elaboração do cronograma (MSPROJECT);

d. Compressão do cronograma; e

e. Controle do cronograma (análise de valor agregado).

 

Professor:

Marcelo da Costa Vieira

O Eng. Marcello Costa é formado pelo Instituto Militar de Engenharia, possui especialização em Gerenciamento de Projetos pela FGV, é certificado pelo PMI como Project Management Professional – PMP, e atualmente está finalizando um doutorado em logística pela UnB.

Possui larga experiência profissional no projeto, planejamento, execução e fiscalização de obras de grande porte, principalmente as de construção de rodovias, ferrovias, aeroportos, canais de adução e barragens de terra. Trabalhou em obras relevantes tais como a transposição do São Francisco, a duplicação da BR-101/RN e a ampliação do Aeroporto de Guarulhos/SP.

Além de professor e consultor em engenharia civil atua em outras áreas tais como gerenciamento de projetos, licitações e contratos administrativos, viabilidade de empreendimentos, logística, simulação multicritério e orçamentos públicos.



Investimento necessário:

Confirme sua inscrição com até 20 (dias) dias de antecedência da realização do evento e pague o valor promocional de R$ 2.390,00. Após este prazo o valor será de R$ 2.490,00.

PARA CADA 5 (CINCO) INSCRIÇÕES EM UM MESMO TREINAMENTO, VINCULADAS À MESMA FONTE PAGADORA, SERÁ DISPONIBILIZADA A 6ª INSCRIÇÃO COMO CORTESIA.


Data, horário e local dos cursos:

O curso será ministrado em Brasília/DF.

Data de Realização: 26 e 27 de Novembro de 2018.

Horários: das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30.

Local: O local específico de realização do evento será confirmado até 10 dias antes do mesmo, assim como a confirmação do evento.

Incluso: Coffee breaks, almoço, material de apoio, apostila e certificado de participação.


Cancelamento, Substituição e Prorrogação do Curso:

Para cancelamento de inscrição(ões), substituição(ões) de participante(s) ou aproveitar o(s) crédito(s) noutros eventos da Aprimora Treinamentos, a solicitação deverá ser feita em até três dias úteis antes do evento. A realização do mesmo está sujeita a quórum de participantes, podendo à empresa optar pela prorrogação.


Forma de Pagamento:

O valor do curso poderá ser pago por meio de:

Depósito bancário
Nota de Empenho
Cheque
Dinheiro


Dados bancários:

Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 4594-2 
Nº Conta Corrente: 122.731-9




Conhecimento e Resultado


+5561981772138