Curso Elaboração de Indicadores de Desempenho Organizacional




Carga horária: 24 horas.
Bases para maior percepção dos mecanismos, aos gestores de obras públicas, para se evitar o sobrepreço e superfaturamento.

Data de realização: A definir

Prof. Flavio Popinigis

 

{tab=Questões relevantes a serem tratadas}

Construção de indicadores, ferramentas, metodologias; identificação das necessidades e expectativas do cidadão e das  demais partes interessadas; implantação, monitoramento e analise de indicadores de processos da área-fim, de suporte e de resultados organizacionais; matriz de responsabilidades.

A adoção e emprego de indicadores nas organizações públicas vem sendo a maneira de avaliar o desempenho, com vistas a prestação de contas ao cidadão e à sociedade. Sua  utilização pelos gestores nos mais variados campos de atividade é fundamental para avaliação do progresso e dos resultados organizacionais e dos processos da área-fim e de suporte, de modo a garantir o atendimento às necessidades e expectativas das partes interessadas. Eles propiciam maior racionalização no uso dos recursos e o direcionamento e ajuste das estratégias com vistas ao alcance das metas e consecução dos objetivos, oportunizando a sustentabilidade e sobrevivência da organização.

{/tabs}

Resumo do Conteúdo Programático:

{slide=Clique para abrir}

1. Importância da avaliação para a sobrevivência e sustentabilidade da organização.

2. O uso de indicadores como ferramentas básicas para a gestão da organização.

3. Indicadores de desempenho: conceituação, características e classificação.

4. Gerenciamento: o contexto de utilização dos indicadores de desempenho.

5. Construção de indicadores de resultados e sua utilização nos processos de gestão estratégica.

6. Elaboração dos indicadores de eficiência, eficácia e efetividade dos macroprocessos da área-fim e de suporte.

7. Utilização dos indicadores no monitoramento e na avaliação do desempenho dos macroprocessos e processos organizacionais.

8. Estabelecimento de metas de desempenho: indicadores, valores e prazos.

9. Elaboração do Plano de Implementação dos Indicadores de Desempenho.

10. Gestão de processos e macroprocessos utilizando Indicadores e o ciclo do PDCA.

11. Exercícios de aplicação prática dos conceitos e da metodologia.

{/slide}

Apresentação:

{slide=Clique para abrir}

O curso tem por objetivo promover a capacitação de gestores da administração pública em técnicas de elaboração, implantação e monitoramento de indicadores de desempenho, com vistas à aplicação dos conhecimentos na gestão estratégica e em macroprocessos e processos da área-fim e de suporte. Ao término do Curso, o participante deverá demonstrar capacidade de elaborar, implementar e monitorar indicadores de desempenho em sua organização.

{/slide}

Público Alvo:

{slide=Clique para abrir}

Gerentes, supervisores e diretores envolvidos na gestão estratégica, de macroprocessos e de processos  finalísticos ou de apoio.

{/slide}

Professor:

{slide=Clique aqui para abrir}

Flavio Popinigis

Engenheiro Agronômo pela UFPr, Mestre e PhD pela Mississippi State University.

Formado em Lead Assessor Training - P-E BATALAS, do Reino Unido.

Ex-empregado da Embrapa, onde exerceu funções de pesquisador, líder de projeto, Supervisor, Gerente de Produção, Coordenador da Qualidade, Coordenador de Desenvolvimento Institucional, Auditor da Qualidade, Chefe de Departamento e Assessor de Diretor; ministrou cursos de Gestão Estratégica, Auditoria da Qualidade, Análise e Melhoria de Processos e Elaboração e Gestão de Projetos.

Instrutor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em Cursos de Indicadores de Desempenho Organizacional e Fundamentos Conceituais e Metodológicos da Gestão de Processos, no Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais e Supervisores.

Foi consultor do Programa Qualidade e Participação na Administração Pública do Governo Federal.

Atualmente é Professor da Disciplina de Modelagem de Processos de Negócios do MBA em Governança da Tecnologia da Informação, na Universidade “União Pioneira de Integração Social – UPIS”.

{/slide}



Conhecimento e Resultado


+5561981772138