Gestão de Projetos



Introduzir o conceito de Gerenciamento de Projetos, conforme especificado pelo PMBOK do Project Management Institute (PMI).

 

Carga horária: 16 horas.

 

Professor: André Kuhn.



Apresentação:

O profissional de qualquer área do conhecimento deve conhecer as boas práticas de gestão de projetos para melhor desempenhar suas funções. Sempre iremos nos deparar com a necessidade de elaborar um cronograma, estimar o custo de um projeto, definir quais atividades são críticas, implementar ações corretivas quando a execução não está alinhada com o planejado, definir indicadores de desempenho e gerar relatórios gerencias.


Objetivo:

Introduzir o conceito de Gerenciamento de Projetos, conforme especificado pelo PMBOK do Project Management Institute (PMI), apresentando os conceitos gerais e promovendo a inter-relação com as diversas atividades e áreas de mercado, com ênfase no enfoque prático para aplicação das ferramentas e processos de gerenciamento.


Público alvo:

Profissionais de empresas privadas e/ou gestores públicos dos mais diversos campos de atividade que almejam maximizar os resultados de seus projetos, cumprindo prazos, respeitando seus orçamentos e atingindo a qualidade desejada.


Resumo do conteúdo programático:

I - VISÃO GERAL DE GESTÃO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DO ESCOPO:

Conceitos Básicos sobre gerenciamento de projetos
Áreas do conhecimento para gerenciamento de projetos
Processos e visão Geral do Gerenciamento do Escopo do Projeto
EAP e dicionário da EAP do projeto

II - GERENCIAMENTO DE TEMPO DO PROJETO

Conceitos básicos sobre gerenciamento de tempo em projetos
Visão geral sobre redes de planejamento e seu emprego em projetos
Dependências entre atividades
Elaboração do cronograma do projeto

III - GERENCIAMENTO DE CUSTOS DO PROJETO

Conceitos básicos sobre gerenciamento de custos em projetos
Processos do gerenciamento de custos
Estimativa de custos em projetos
Elaboração do orçamento do projeto
Análise de valor agregado


Professor:

ANDRÉ KUHN

Bacharelado em Ciências Militares – AMAN – 1990; Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção – IME – 1996; Mestrado em Engenharia Civil – UFF – 2002 (Título da Dissertação: QUALIDADE E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS – UMA ANÁLISE CRÍTICA); professor e coordenador do curso MBA em Gestão de Projetos – UPIS; professor de licitações e contratos, gestão de contratos e pleitos, tgerenciamnto da qualidade e outras disciplinas nos cursos de Pós-Graduação realizados pelo IBEC; palestrante e consultor de Licitações de Obras Públicas; Ampla experiência em Gestão de Obras Públicas, trabalhando em Comissão de Obras do Exército como presidente de comissão de licitações, orçamentista, projetista e fiscal de obras públicas. Pregoeiro habilitado pela 11º Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército; auditor de obras, orçamentista e analista de planejamento de obras de Cooperação do Exército Brasileiro com diversas instituições: DNIT (Estradas e pontes), INFRAERO (Aeroportos), INCRA (assentamentos e estradas vicinais), MPF (perícias e avaliações), CODEVASF (Revitalização do Rio São Francisco), MI (Integração da Bacia do São Francisco), MT (Portos Fluviais), Governos Estaduais e Municipais, e outros. Nomeado para exercer cargo em comissão na Diretoria Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi Coordenador Geral do Escritório de Gerenciamento de Projetos, Coordenador Geral de Desenvolvimento e Projetos do DNIT e Presidente da Comissão Especial de Licitações das obras do CREMA-II, pelo Regime Diferenciado de Contratações – RDC. Atualmente exerce cargo de Secretário de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público Federal.




Conhecimento e Resultado


+5561981772138