Curso Gestão de Cerimonial Público



 Carga horária: 20 horas

Informações práticas sobre cerimonial, etiqueta e protocolo usualmente vigentes na sociedade do País e do exterior, bem como, oferece instruções sobre Cerimonial Público, que regulamentado pelo Decreto 70.274 de 09/03/1972, tem seu uso obrigatório nas solenidades oficiais brasileiras.

Data de Realização: A definir

Prof.ª Inês Drumond Marques.

{tab=Objetivos}

O curso trata de questões relacionadas com a organização dos eventos oficiais, públicos ou privados. O objetivo é fornecer aos participantes  o entendimento sobre a importância do cerimonial, assim como a utilização de  técnicas e ferramentas adequadas e usuais no dia-a-dia dessa atividade, assegurando aos profissionais domínio e segurança para o bom andamento dos trabalhos.

{/tabs}

Resumo do Conteúdo Programático:

1. Cerimonial, Protocolo e Etiqueta

Origens, conceituação e praticidade.

A importância do Cerimonial. Sua evolução histórica

2. Panorama Geral

O cerimonial no mundo – respeito às culturas locais

O novo governo – a etiqueta e a diplomacia

3. A Ordem Geral de Precedência: Legislação

Aplicabilidade e Indicativos nos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário

Nas empresas privadas, na igreja, nos organismos internacionais, no Mercosul

Mesas e dispositivos com autoridades, o lugar de honra

4. Símbolos Nacionais

Uso da Bandeira e do Hino nas solenidades

5. As Formas de Tratamento

Uso correto dos pronomes de tratamento nos ofícios, convites e demais correspondências.

6. Os Convites

Oficiais e sociais

As novas recomendações

7. Trajes

Sociais, trabalho, ocasiões especiais

Dicas do que vestir para diferentes ocasiões

8. Dicas de etiqueta

Mesa social, postura e comportamento

9. Organização de eventos

Planejamento e organização

Tipos de eventos

Roteiros, programas, ordem dos trabalhos

10. Exercícios.

Questões de provas de concursos relacionados ao tema.

 

Apresentação:

Este curso apresenta informações práticas sobre cerimonial, etiqueta e protocolo usualmente vigentes na sociedade do País e do exterior, bem como, oferece instruções sobre Cerimonial Público, que regulamentado pelo Decreto 70.274 de 09/03/1972, tem seu uso obrigatório nas solenidades oficiais brasileiras. É apresentado um panorama sobre a origem do cerimonial, sua evolução e importância, a sua aplicabilidade nos dias de hoje, as técnicas utilizadas e o seu uso adequado nas solenidades.

 

Público Alvo:

Chefes e assessores de cerimonial, gerentes, chefes de gabinete, profissionais das áreas de RH, assessores de comunicação social, secretárias-executivas, pessoal de recepção e outros;

Pessoas interessadas na atividade de cerimonial e na área de eventos.

 

Professora:

Inês Drumond Marques

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas (UnB, 1985). Especialização em Relações Públicas e Comunicação Organizacional - (IESB, 2007). Pós-Graduação em Gestão Governamental e Políticas Públicas – (UCAM-RJ).
Atuou como responsável pelo Setor de Relações Públicas e Cerimonial da Radiobrás (atual EBC – Empresa Brasil de Comunicação), e como chefe de gabinete interina do presidente da Empresa por 12 anos (1991 – 2003). Atuou, também, como Assessora da Coordenadoria de Cerimonial da Câmara Legislativa do DF (2003 – 2006) e como Assessora Chefe, substituta, de Cerimonial e Assuntos Internacionais do Tribunal Superior Eleitoral - TSE (2006 – 2008).
Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cerimonial e Protocolo. Professora de Pós-Graduação do IESB do curso Promoção e Gestão em Eventos, professora de cursos de capacitação de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta para diversas empresas, órgãos públicos e privados. Consultora e coordenadora de Cerimonial Público.

 



Conhecimento e Resultado


+5561981772138