APRESENTAÇÃO


O controle de riscos surge como um dos principais instrumentos de planejamento das contratações, na medida em que põe o agente público a refletir antecipadamente sobre os efeitos eventualmente negativos do projeto de aquisição.
São vários os casos em que os órgãos públicos realizam contratações discrepantes ou aquém do seu real objetivo; ou ainda aqueles em que o objeto, a despeito de atender aos objetivos, quanto ao elemento técnico, apresentam sérios problemas relacionados à execução dos contratos.
No presente curso serão abordados os aspectos que envolvem a governança e o gerenciamento dos riscos sobre o processo de aquisição das compras públicas, desde a fase de planejamento até o recebimento definitivo do objeto.
 

OBJETIVO

Capacitar os agentes públicos e demais interessados com instrumental teórico e prático para o entendimento dos principais aspectos da Gestão de Riscos nas Contratações Públicas em todas as fases, desde o planejamento até o recebimento definitivo do objeto, bem como identificar os principais riscos decorrentes de uma contratação por meio de dispensa ou inexigibilidade, de forma a proporcionar uma melhor satisfação do interesse público.
 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender os conceitos relacionados à governança, gestão de riscos, licitações e contratos.
Desenvolver uma visão geral do macroprocesso de compras públicas, estabelecendo as principais fases em que deve ser realizado o gerenciamento de riscos.
Identificar riscos que possam surgir durante o processo licitatório, desde o planejamento até o recebimento definitivo do objeto.
Identificar os riscos que possam surgir em decorrência das contratações diretas.
Apresentar soluções e ferramentas para mitigar e/ou evitar os riscos.
Conhecer os principais entendimentos e as recomendações do TCU sobre os temas que serão abordados.


PÚBLICO-ALVO

Agentes públicos responsáveis pela elaboração dos termos de referência e Projeto Básico, elaboração de editais, departamento de compras, fiscais e gestores de contratos, e demais interessados que atuem na área de licitações públicas e contratos administrativos.
 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Governança e Gestão de Riscos; Objetivo Principal da implementação da Governança e Gestão de Riscos.
2. Governança: Conceito; Aplicabilidade; Elementos Essenciais a adequada Governança; Relação com a Gestão de Riscos;
3. Gestão de Riscos - Conceitos e Aplicabilidade; Requisitos Principais; Como implementar? Principais atores e responsabilidades; Etapas da Gestão de riscos (planejamento até o recebimento do objeto).
4. Gestão de Riscos e a IN 05/2017: Aspectos relevantes da IN 05/2017 que impactam na Gestão de Riscos; Objetivos da IN 05/2017 no que se refere a riscos; Riscos Relevantes nas contratações públicas.
5. Os riscos da escolha ou enquadramento de uma contratação por meio de dispensa ou inexigibilidade.

VALOR: R$1.390,00
CARGA HORÁRIA: 16hs

22 a 25 de março de 2021


CONFIRMAÇÃO E PRORROGAÇÃO

A realização do mesmo está sujeita a quórum de participantes, sendo confirmado em até 10 dias úteis anteriores a data agendada, Não havendo quôrum ou caso haja desistência de participantes após sua confirmação, a empresa se reserva o direito de prorrogação do evento.

REQUISITOS TÉCNICOS

Dispositivo(Desktop, Laptop, Tablet e/ou Smartphone) com navegador de internet atualizado compativel com HTML5(Firefox, Google Chrome, Safari, Opera, Internet Explorer...), preferencialmente com microfone e camera.

Conexão com a internet estável a partir de 2mb/s. Sem restrições de proxy ou bloqueio de portas.

*** Caso não alcançe os requisitos minimos, indique na observação de sua inscrição necessidade de transmissão facilitada.
METODOLOGIA
Plataforma virtual especializada para o ensino a distancia ao vivo
Material didático direcionado e atualizado
Ensino com interação simultânea entre o professor e turma, seja por audio, video e/ou texto
Acessos exclusivos e individuais ao Ambiente Virtual de Aprendizagem
Suporte do professor para dúvidas e esclarecimentos pós aula
Aulas gravadas para revisão por até 7 dias após o último dia de curso

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO RECONHECIDO
FORMAS DE PAGAMENTO

Empenho;
Boleto bancário;
Cartão de crédito (PagSeguro);
PicPay;
Depósito;
Transferência bancária.
DADOS BANCÁRIOS

Banco Santander 033
Ag.: 3441
C.c.: 13003123-7
CNPJ: 09.588.954/0001-31



Conhecimento e Resultado